quinta-feira, 4 de julho de 2013

Serie Velozes e furiosos

Além das belas mulheres e da trilha sonora, o que mais atrai os fãs da franquia Velozes e Furiosos 6 são os carros fodas usados nas gravações. Em arrancadas, drifts e explosões, eles estão lá e não dá outra, a adrenalina vai a mil.
+ Confira o playlist com as melhores músicas dos Velozes e Furiosos
+ Veja todas as gatas que estiveram na série Velozes e Furiosos
O responsável pela escolha dos carros é Dennis McCarthy. Ele caça e preparar os automóveis da série e sua estratégia não é pedir para a montadora fabricar e sim vasculhar nos Mercado Livre da vida anúncios de carros antigos e acabados. Depois de pegar os carros em pior estado e sem chance nenhuma de voltarem às ruas, ele modifica totalmente para usá-los nos filmes.


O resultado para a maioria dos carros são modelos incríveis nas telonas, mas ao vivo, gaiolas com carrocerias pintadas por cima. Somente poucos que ficam na mão de Vin Diesel e Paul Walker, ganham um cuidado melhor e maior personalização para cenas mais detalhadas. O resto é bem rústico por dentro.

Enquanto aguardamos o filme desembarcar nos cinemas brasileiros, em 24 de maio, resolvemos revelar os principais bólidos que aparece na nova franquia. A matéria teve como referência o blog Jalopnik, que acompanhou de perto a divulgação dos automóveis.



Confira os carros usados no filme Velozes e Furiosos 6

1. Ford Escort MK1
O carro nasceu na Inglaterra, em 77 para atender as famílias e sempre foi usado em competições. Para o filme, foram construídos sete carros. Com tração traseira e menos de 800 kg, o carro é próprio para manobras arriscadas. O Escort foi um dos únicos carros que manteve com o motor original de quatro-cilindros Kent (que originou o Endura-E, que equipou os primeiros K e Fiesta que chegaram ao Brasil).

O escortinho participou de uma cena de salto entre dois carros no filme.



2. Nissan GT-R


O Nissan GT-R ganhou os corações dos fãs de carros preparados na década passada, cuja penúltima versão, o Skyline R34, foi protagonista da primeira sequência do Velozes e Furiosos e pelas franquias de jogos de videogame, especial por Gran Turismo. O motor é V6 Biturbo de 530cv, gerando um alto desempenho, vai de 0100 km/h em 3.3s e tem velocidade máxima de 316 km/h.

O bólido passou por uma extensa preparação na mecânica e na carroceria, que recebeu novos para-choques, saias, aerofólio traseiro e rodas maiores. A suspensão do Nissan GT-R que irá aparecer nos cinemas também estará rebaixada, com novos componentes que buscaram melhorar a estabilidade do esportivo em alta velocidade.



3. Alfa Romeo Giulietta


A marca italiana foi esperta e resolveu unir sua participação no filme Velozes e Furiosos 6 com a propaganda do bólido. Só que, ao invés de usar um carro zerinho, ela fez uma campanha com o novo hatch compacto batido durante as filmagens. No longa, o carro leva uma forte batida e fica com a lateral direita toda danificada.

Na Europa, o Giulietta tem quatro opções de motores turbo, duas a gasolina TB Multiair (1.4 de 120 cv e 170 cv) e duas a diesel JTDM (1.6 de 105 cv e 2.0 de 170 cv).



4. Dodge Challenger SRT

 
Com 470 cavalos, e um motor de 6,4 litros, é o maior já usado em um filme da franquia. O carro é inspirado no muscle-car de sucesso na década de 70.
Como é de uma empresa ligada à produção do filme, o bólido é quase original e sofreu pequenas modificações, como o diferencial blocado e uma grande alavanca do freio de mão, usada para fazê-lo andar de lado quando necessário.
 
 
5. Jensen Interceptor
 
 
 
 

O Jensen é uma versão inglesa do nosso Brasinca 4200 GT o Uirapuru dos anos 60. O carro começou a produção em 66 e ele teve até um motor V8 de origem Chrysler de 6,3 litros. Tinha apenas 3 velocidades mais a marcha atrás tipicamente americana, e como opcional uma caixa manual de 4 velocidades.
Para o filme, ele foi rebaixado e tem o motor LS3 de 490 cv. De acordo com o site Jalopnilk, embora seja equipado com óxido nitroso, o sistema não foi usado, porque o carro simplesmente não precisava e já era bem difícil de controlar. Cinco deles foram construídos e todos eles têm a honra de ser os carros que mais queimaram pneus no filme.
6. Lucrea 470



Idealizados e construídos pela Lister, o objetivo desses carros era lembrar o Jaguar D-Type, produzido na Grã-Bretanha na década de 50. Com motor V8 de 560 CV e 816 kg, os pilotos que dirigiram o carro afirmaram que ele chega de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos.



7. Dodge Charger SRT
O esportivo conta com motor V8 de nada menos que 465 cavalos de potência. O câmbio é um automático de cinco marchas, e com ele você pode trocá-las atrás do volante, na borboleta. A velocidade máxima estimada é de 280 km/h, com aceleração de 0-100 abaixo dos cinco segundos.

Para o filme, o carro ganha cara de militar, com tinta fosca e um guincho de reboque montado no porta-malas. De acordo com Dennis, muitas ‘cópias’ deste carro foram cortadas ao meio para cenas de interior e coisas do tipo. Uma pena.



8. BMW M5





O bólido alemão ostenta um nada discreto V8 biturbo que rende 560 cv de potência apenas 10 cv a menos do que a Ferrari 458 Italia. O sedã acelerou de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, superando o recorde que antes pertencia também a um alemão, o Audi R8 V10, que registrou 4,3 segundos.

Para o Velozes e Furiosos 6, os carros não sofreram muitas alterações, exceto o diferencial soldado. Nas filmagens, o automóvel sofreu poucas avarias frente às câmeras.



9. Plymouth Barracuda Hemi

O Plymouth Barracuda também teve seus dias de glória com potentes V8, lançado pouco antes do Mustang. O ‘Cuda traz um V8 big block 426 (7 litros) de 430 cavalos, com o clássico shaker destacado sobre o capô. No interior, um câmbio manual de quatro marchas.
No longa, o carro usa freios a disco atrás da suspensão, oferecendo muito estilo.



12. Flip Car



Este carro foi criado por Dennis McCarthy especialmente para o Velozes e Furiosos 6. Sem a preocupação estética, sua principal função é atacar outros carros e virá-los de cabeça pra baixo. O motor é o LS3 V8 que entrega por volta de 500 cv, aliado à transmissão de uma lancha, que também da ao carro seu som peculiar em alta velocidade.

O carro foi projetado para ser veloz e resistente, com a dianteira parecida com uma espátula. Ele esterça totalmente as quatro rodas para poder costurar por entre o tráfego. De última hora, a exigência de que o carro deveria ser à prova de balas foi feita, e acabou forçando a adaptação de um falso painel de vidro balístico.

 
 

Um comentário: